Menu

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cuite de Mamanguape 18 anos.


 A cidade de Cuité de Mamanguape recebeu sua carta de emancipação política determinada no dia 05 de maio de 1994, tendo Nemézio Augusto de Meireles como principal fundador da cidade. Nemézio Algusto de Meireles (conhecido por BIBA) era um dos políticos que mais se dedicou a Cuité de Mamanguape, quando ainda pertencia a Mamanguape, lutava pela educação local e melhor desenvolvimento na saúde.
A história real começou ha muito tempo, desde o tempo da proprietária Chica Gorda, que foi quem deu inicio a fundação e criação dos primeiros moradores desta cidade. A cidade ainda tem moradores antigos como seu Eufrázio dentre outros, que conhece muito sobre o ínicio de sua história e desenvolvimento.
Cuité de Mamanguape teve sua primeira eleição política no ano de 1996, onde o saudoso canditato a prefeito NEMÉZIO AUGUSTO DE MEIRELES (BIBA) e vice prefeito LUIZ GABRIEL BECO (Luiz de B) foi candidato único, vencendo assim as eleições. Foi quando Cuité começou a crescer na área urbana e rural,  Na área urbana acabou recebendo calçamento em quase todo centro da cidade, além disso, teve a ampliação da escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos e reforma do ginásio na mesma escola com cobertura, melhoria na energia elétrica, construção da praça no centro da cidade, recebimento de postos de saúde em quase todos os distritos, posto telefônico em todas os sítios que pertencem a cidade, escola no municipio de Inhauá, vários veiculos adquiridos com recursos próprios, e tendo sua maior obra: "O ESTÁDIO DE FUTEBOL "O BIBÃO", que hoje foi renomeado por "O PEREIRÃO".
Nemézio foi eleito por dois mandatos, 1997 a 2000 e 2001 a 2004, realizou muitas obras durante este período.
Nas eleições de 2004, foi eleito JOÃO DANTAS DE LIMA (Prefeito) e GENILSON DUTRA (vice prefeito) vencendo as eleições direta no qual disputou com JOSÉ MEIRELES (ZEZO). Durante sua gestão trouxe desenvolvimento importante para Cuité de Mamanguape como: uma creche infantil, no qual nomeou com o nome de Nemézio Algusto de Meireles, Junto com o Governador da Paraíba na época Cássio Cunha Lima, construi o asfalto que liga Cuité de Mamanguape a Capim de Mamanguape, calçamento no distrito do Arroz, Lagoa do Félix, Bonita e Inahuá, consegui um ônibus escolar, reformou a praça José Paulo de Almeida, costrui umapraçano Alto das Missões, levou abastecimentos d`agua para quase todos distritos, além de outras obras, implantou uma de suas obras mais importante para a cidade, A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB, que dá oportunidades a quem conclui os estudos a ingressar na Universidade federal da Paraíba - UFPB.
No ano de 2008, a canditada A prefeita ISAURININHA junto com ANTONIO TEODÓZIO NETO (Tonhão) vice prefeito, venceu as eleições diretas sobre JOÃO DANTAS DE LIMA.
Atual prefeita, governa Cuité de Mamanguape ha pouco mais de 3 anos, durante este periodo conseguiu três ambulâncias com recursos próprios, construi um unidade escolar no distrito de Inhauá, consegui um microônibus escolar, consutório odontológico na escola Joaquim Inácio em Inhauá e sua aior obra foi a construção daponte que liga a cidade de Cuité de Mamanguape ao distrito de Lagoa do Félix.
Cuité de Mamanguape possui uma história muito grande, desde sua origem, fundação e emancipação política. Nela passaram muitos vereadores importantes como VICENTE DE VASCONCELOS e BENEDITO CABRAL DOS SANTOS, além do ex-vice prefeito LUIZ GRABRIEL BECO (LUIZ DE B) que ajudou Biba a governar a cidade nas duas primeiras gestões. A atual câmara Municipal é hoje composta pelos vereadores ZÉ INALDO, ZENILDA COELHO, WELLIGTON, HELHINHO, LUCIANO DO TRATOR, MARINALDO (ZÚ), JUAREZ, WILLAMIS e PEDRO. Sendo Helhinho o atual Presidente da Camara Municipal.




05/05/2012 Cuité de Mamanguape hoje faz 18 anos de uma linda história

Nenhum comentário:

Postar um comentário